Ordens profissionais reúnem com Jerónimo de Sousa

O Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) recebeu o Secretário-Geral do PCP (Partido Comunista Português), no âmbito dos vários encontros que têm vindo a ser realizados com os líderes dos principais parceiros políticos.

A situação política e social do país, as especificidades das profissões liberais e o papel das respetivas associações públicas foram os temas em destaque na reunião, que decorreu na Ordem dos Engenheiros, na passada terça-feira, 27 de junho, em Lisboa.

Jerónimo de Sousa partilhou a sua visão sobre o momento político do País. O secretário-geral do PCP quis ouvir a posição das ordens sobre o processo de adaptação dos estatutos à lei-quadro nº2/2013, de 10 de janeiro.

Cada representante fez o ponto da situação sobre esta matéria e expôs as suas questões e comentários. Dada a composição do CNOP, com 16 ordens profissionais de setores distintos da sociedade, foram ainda discutidos assuntos relacionados com as várias áreas, como a saúde, a engenharia, entre outras.

A reunião insere-se no ciclo de encontros que tem sido promovido nos últimos meses com os líderes dos partidos políticos representados na Assembleia da República.

As 16 ordens profissionais do CNOP estiveram representadas. Em representação da Ordem dos Advogados, Pedro Cabeça; da Ordem dos Arquitectos, Daniel Fortuna do Couto; da Ordem dos Biólogos, José Pereira de Matos; da Ordem dos Economistas, Rui Martinho e Pedro Meireles; da Ordem dos Enfermeiros, Luís Barreira; da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires e Carlos Loureiro; da Ordem dos Farmacêuticos, Carla Torre; da Ordem dos Médicos, Alexandre V. Lourenço; da Ordem dos Médicos Dentistas esteve representada por Orlando Monteiro da Silva, bastonário e presidente do CNOP; Artur Lima, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo (CD); Inês Montargil, membro do CD, e Filipa Carvalho Marques, diretora do departamento Jurídico da OMD e presidente da Comissão Executiva do CNOP; da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid; da Ordem dos Notários, João Galvão; da Ordem dos Nutricionistas, Nair Mota; da Ordem dos Psicólogos, Teresa Lobato Faria; da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Azevedo Rodrigues; e da Ordem Solicitadores e Agentes de Execução, José Carlos Resende e Edite Gaspar.