João Belo Rodeia preside a associação de Arquitectos de Língua Portuguesa

O presidente da Ordem dos Arquitectos, João Belo Rodeia, foi eleito a 24 de novembro, em Assembleia Geral que decorreu em Cabo Verde, presidente da associação Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

O CIALP foi criado informalmente no 1º Encontro de Arquitectos de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa, em 1990, e constituído em 1991 com a aprovação do primeiro Estatuto pelos representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Principe.

Seguiu-se, em 1993, a admissão de Macau (que se manteve após a saída da administração portuguesa) e, 1999, de Timor-Leste.

O CIALP assumiu-se desde o início como uma organização internacional para a aproximação, cooperação e afirmação dos arquitectos dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.

A 18 de Novembro de 2011 foi celebrada a escritura em cartório notarial da Associação CIALP, enquanto associação de direito privado sem fins lucrativos, com sede em Lisboa.

A associação CIALP manterá objetivos semelhantes aos da fundação, agora potenciados num novo contexto institucional e em melhor interacção com organismos internacionais afins.