CNOP debateu profissões liberais no CESE

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) assinalou o Dia Europeu das Profissões Liberais com uma conferência em Bruxelas, a 6 de Junho de 2011, em que participaram dirigentes das profissões liberais de toda Europa.

Portugal esteve representado pelo Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP), a convite de Carlos Pereira Martins, representante português no CESE.

Orlando Monteiro da Silva, presidente do CNOP e bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, interveio num dos painéis composto por presidentes de organizações congéneres de outros Estados-membros (consultar programa – PDF, 123 KB).

Poderá descarregar a apresentação “Orders, colleges and liberal professional associations as players under the single market and the professional qualification directive” em formato PDF (640 KB).

A delegação lusa foi composta por mais dois bastonários: Carlos Maurício Barbosa, da Ordem dos Farmacêuticos, e Telmo Mourinho Baptista, da Ordem dos Psicólogos.

Foram discutidos, neste encontro, o futuro das profissões liberais no mercado interno, a Directiva Europeia de reconhecimento de qualificações profissionais (PDF, 1.5 MB), a transparência, a independência e qualificação como valores comuns às profissões liberais, a monitorização na implementação de valores comuns, as ordens, os colégios e as associações de profissões liberais como actores no mercado único e a qualificação profissional prevista Directiva, que prevê também a mobilidade europeia dos profissionais.

O CESE é um órgão consultivo da União Europeia (UE). Uma das principais funções é servir de ligação entre as instituições da UE e aquela a que chama “sociedade civil organizada”.

Ajuda a promover o papel das organizações da sociedade civil através do estabelecimento de um “diálogo estruturado” com essas organizações nos Estados-membros e noutros países do mundo.

Consulte mais documentos auxiliares sobre a conferência “European Day of the Liberal Professions” no site do CESE.